quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Máscaras

Na Grécia por volta do século V começou-se a usar máscaras no teatro Dionísico para ajudar nas interpretação dos atores. Máscaras são usadas, até hoje, em rituais indígenas e aborígenes para sintetizar a presença de um ente protetor entre os habitantes. Máscaras são usadas constantemente por todos nós para que não vejam e explorem nossas fraquezas, medos e inseguranças. É sobre a ultima afirmação que vamos conversar hoje.
Minha vida toda eu vi pessoas sendo "falsas", mentindo, agindo de duas maneiras (ou até mais) e até mesmo enganando multidões, mas nunca me perguntei o porquê. Sempre coloquei na conta do "Ele não presta" mas não é bem assim.. Nem sempre quem mente ou finge não presta. Há 3 anos eu usei uma dessas máscaras, enganei a todos (ou quase todos) e nem por isso sou uma má pessoa..
Algumas pessoas tem um deficit emocional tão grande que recorrem à essas máscaras para que as outras pessoas não vejam o quão danificadas elas são ou estão. Muitas veses é somente uma falta de auto confiança e nessas horas essas máscaras se fazem necessárias.
Então, eu entendo quando algumas pessoas mudam ao tratarem com determinadas situações ou se dizem ser de um jeito mas na verdade são de outro ou mentem para esconder uma fraqueza..
O que me deixa irritado às veses é quando as pessoas se acomodam nessas máscaras e tentam fazer delas suas verdadeiras faces.. Quando começam a agir como loucos, fingindo ser esse personagem fictício e arriscando a sua segurança física ou emocional e a segurança física ou emocional alheia.

Máscaras se fazem necessárias quando não se está com alguém de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário