quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Estereotipar

Há pouco tempo um dos meus melhores amigos, Marcus Philippe, reclamou no Twitter sobre um comentário que eu fiz. Ele disse: "Não sei porque nego diz que eu pareço funkeiro... Será que é porque eu sou um negro magro que gosta de camisas com gola polo?"
Nao foi com esse intuito que eu comentei sobre isso, ou por esses motivos, mas de qualquer modo essa questão me fez pensar e querer dividir meus pensamentos com vocês.

"Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade."

Eu poderia passar horas citando os conceitos sociais, psicológicos ou psicossociais que causam ou são causados pelo estereótipo, mas eu farei diferente, eu direi somente o que eu acho disso tudo.

Todo indivíduo tem características que o diferem dos outros, tornando-os assim indivíduos. Algumas características são compartilhadas por um grupo específico (tribo, etnia ou nacionalidade por exemplo) porém, essas características não determinam fatualmente o comportamento ou a índole de cada um.

Todos, eu digo com certeza, todos estereotipam as pessoas a sua volta, o cérebro humano funciona melhor com padrões, de maneira que padronizar grupos sociais torna mais fácil a interação, ou não, com essas pessoas e nos protege de determinadas situações. Então, já que é algo, de certo modo, útil.. porque parar ? A questão não está em classificar, está em estereotipar. Entendam a diferença: Classificar é colocar em grupos separados por algum critério. Estereotipar é criar um preconceito com relação àquilo.
Logo, quando você vê um rapaz "negro, magro que gosta de camisas com gola polo" pode até classifica-lo em sua cabeça como bem quiser (só não seja racista U.U), mas não deve NUNCA tentar prever algum ato. Mas é claro que se ele for suspeito nos seus padrões você irá se afastar com medo de alguma coisa..
Ao ver uma menina de 13 anos usando calças amarelas eu posso classifica-la como "fã de Restart", mas ela não é, necessariamente, fã dos caras.. ela pode ser fã do Cine.. ou pode simplesmente ter um gosto horrível "exótico".. do mesmo jeito que existem fãs do Restart, ou Cine, que não entram nesses parâmetros ! E essa classificaçao servirá caso eu tenha uma conversa com ela.. Eu já terei uma ideia dos gostos dela e do que eu devo, ou nao, dizer pra nao irritá-la (Ou irritá-la, caso convenha). Mas nao vou me afastar ou critica-la com base em especulações. Mas vou dizer que suas calças são horríveis

Sabe, escrevendo esse post, eu percebo o quão difícil é tratar desse assunto.. É realmente complicado dizer pra não estereotipar quando se vive num país onde assalto é algo normal, onde bandidos andam nas ruas, armados..

Mas a mensagem principal, a mensagem que eu quis passar é: Não julguem alguém sem conversar ou conhecer-la antes.

3 comentários:

  1. Genial nao.. Nao fala isso senao vou ficar achando que sou um Nelson Rodrigues da vida.. XD

    ResponderExcluir
  2. "mas vou dizer que suas calças são horriveis. hahaha
    coitada dela xD
    é bem dificil tratar desse assunto mesmo, mas vc conseguiu simplificar sem contorcer. Parabéns ^-^
    beijuuu

    ResponderExcluir