sábado, 30 de outubro de 2010

Singularidades Macaenses

Macaé é uma pequena cidade no interior do Rio De Janeiro que por sua vez é um estado que fica na região Sudeste do Brasil que por sua vez fica aonde você, provavelmente, está agora. E é também a cidade onde eu moro a 9 anos.
Nesta cidade houve um "Boom" populacional por conta do PETRÓLEO que é uma parada gosmenta, preta, fedorenta e que move a região e o Brasil. E devido à esse "Boom" muitas culturas brasileiras se misturam dentro dessa cidade tão peculiar. A seguir vou citar e contar como aplicar certos verbetes da cultura macaense.

"Mundiça" (Imundice): Funciona como adjetivo ruim, QUALQUER coisa pode ser uma "mundiça"! "Ô minino, pega logo essa MUNDIÇA!!"

"Ci minino" (Esse menino): Pronome definido do caso macaense. QUALQUER pessoa do sexo masculino é "Ci minino": "Ô CI MININO, pega logo essa mundiça!!"

"Pocar" (---): Essa é uma palavra muito útil pois pode significar, praticamente, tudo! mas a principal aplicação dela é no lugar de "estourar". Mas também é aplicável como "ir bem em algo","machucar" ou como uma ameaça: "Ô, ci minino, pega logo essa mundiça pra ela não POCAR!!" (1) - "Caaaaaara, POQUEI na prova de matemática hoje" (2) - "Se liga, ein!! Senão vou te POCAR na porrada!!" (3)

"Cabrunco, Capiroto" (Adjetivo RUIM.) Quando algo é MUITO, mas MUITO ruim, e chamado de cabrunco ! oooooou pode ser uma exclamaçao: "Cala a boca se CABRUNCO [gritando]" (1) - "(Estouro de bomba) ÔÔÔ, CABRUNCO!" (2)

Por hoje é só, outro dia, quem sabe, eu coloco mais singularidades macaenses.

3 comentários: