quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Arte, ser ou nao ser Arte?

 Hoje eu tava conversando com duas amigas e uma disse que a outra nao era autêntica, porque todas as frases que ela usava eram tiradas de uma musica, ou de um livro ou até mesmo de um Blog, como o meu (*--*).
E eu comecei a pensar em cima disso enquanto dormia no ônibus, na volta pra casa, (Sim, eu raciocino dormindo) e penso o seguinte:

 A definição de Arte é algo que desde os tempos de Platão nao foi totalmente construído, porém uma das definições que eu ouvi e gostei muito diz que "Arte é tudo aquilo que inspira a fazer Arte, logo Arte é totalmente relativo". Com base nisso pode se pensar que a Arte varia de pessoa pra pessoa, correto ? Entao as inspirações variam de pessoa pra pessoa, correto ? Mas a inspiração nao deve, necessariamente, gerar algo inédito. Muitas veses somos inspirados a só adaptar a Arte alheia à nossa situaçao.
 Com isso eu digo que você, minha amiga, tem originalidade sim. Ao seu modo, mas tem.

Ps: Devem estar se perguntando: Entao todo mundo é original ? Sim e Nao.

Sim quando a pessoa faz isso pra si mesma, quando pega uma musica e usa sua mensagem para ua situaçao diferente da original, de modo que se encaixe nao situaçao e a ajude (ou à outros) a superar algo.

Nao quando a pessoa faz isso para um público, quando as pessoas esperam essa Arte vinda de você, elas querem algo inédito.. Logo, copiar e readaptar se torna "sem originalidade" pois nao condiz com a demanda, mas ainda assim é original vista do ponto de vista "introspectivo"

Obrigado pela paciência.

Um comentário:

  1. O Silvio é de uma filhadaputagem admirável , não me interpretem mal , nem bem .
    Afinal toda crítica pode ser tomada como construtiva ou destrutiva , depende de quem lê ou ouve.

    ResponderExcluir